Cockpits Dual Screen

Updated: 6 days ago

O futuro revisitando o passado em busca de novidades


Em 2019 a tradicional fabricante de vários e integrados para voo livre, a portuguesa Flymaster, apresentou ao mercado um protótipo de seu grande futuro lançamento para o mercado de voo livre destinado a pilotos mais conectados e interessados em máxima disponibilidade de informações em voo: o Flymaster Live 3DS.

A grande novidade deste equipamento, de fato, é a presença de duas telas. Sim, o novo integrado apresentado pela Flymaster propõe duas telas em seu equipamento para que o piloto possa ter o máximo de informação dos dois mundo, dados verticais e navegação e eficiência horizontal, com uma proposta de maior legibilidade. A tela da direita é mais dedicada a informações de variômetro e dados numéricos de performance. A tela da esquerda é mais dedicada a informações de GPS, navegação e performance horizontal.

Bem, feitas as devidas apresentações, vamos à mensagem objetivo deste texto, que é a novidade sendo resgatada em uma visita ao passado.

O que a Flymaster se propõe a entregar como futuro é exatamente o que usávamos no passado, antes do advento dos integrados, quando precisávamos usar dois aparelhos especializados separados (um variômetro e um GPS) ou dois aparelhos especializados conectados (um variômetro próprio conectado a um GPS) para termos um maior nível de sofisticação nos dados disponíveis para performance e navegação.

Então, no passado, haviam em nosso cockpit dois aparelhos separados e duas telas dedicadas a dados especializados de cada um dos aparelhos. Em cada uma das telas podíamos acessar os dados desejados e usar como suporte à tomada de decisão em voo.


Antes do estabelecimento dos integrados, passando da fase da conexão entre um vário próprio e um GPS, atravessamos a fase de usar um vário qualquer e ter um GPS conectado a um terceiro equipamento (PDA ou PNA), rodando algum programa especializado em navegação para o voo livre tanto para competições race quanto para voos de distância (XC).


Então os integrados trouxeram o valor agregado de tudo num só lugar. Eram compactos, simples, fáceis de usar e especializados na produção de dados para navegação e análise de performance no voo livre.

O interessante é que, mesmo durante toda essa fase consolidada dos integrados, não houve um só momento em que não houvesse alguém tentando produzir do lado dos PDAs ou PNAs, e chegou também aos Tablets, Celulares e e-Readers, um programa ou aplicativo que pudesse ser o mais completo, customizável e acessível possível a todos pilotos.

Algumas plataformas tiveram sucesso, como o Conquest, Kobo, x-Vário, XCTrack, LK8000, XCSoar e outros, mas parece que existe algum limitador cultural ou operacional que não os deixa se estabelecerem de fato no mercado.

Então, eis que, num momento onde os integrados são o padrão, após termos passado por duas telas, três telas e, também, pela tentativa de se integrar tudo do lado mais moderno (PNAs, Tablets, Celulares e e-Readers), vemos um fabricante ousando e trazendo um conceito do passado sob um nova roupagem e com tecnologias de ponta.

Confesso que estou curioso para ver o equipamento na prática, pegar nas mãos e até experimentar num bom dia de voo para ver qual é a sensação de usabilidade, praticidade e legibilidade para tomada de decisões em voo.

Um fato interessante e curioso quanto a isso é que vejo, além desta novidade da Flymaster, a possibilidade de alguns pilotos se sentirem mais confortáveis em usarem duas ou mais interfaces em seus cockpits novamente.

E, para fins de curiosidade, vale a pena conferir o que um piloto apaixonado e com habilidades em eletrônica fez para montar sua própria plataforma para um cockpit de duas telas.

Confira!


Ele pegou o tradicional e original conceito do que usávamos no passado e ousou, colocando tudo dentro de um case único, preparado para receber as estruturas do vário (um integrado) e do e-Reader, para ter seu cockpit único com duas telas especializadas num só aparelho. Muito legal!!!


Espero que tenham curtido esse breve passeio histórico.


CB

XC Selva.png

Here in

I share news, informations e mine adventures around the PARAGLIDING sports.

BE PART OF IT!

  • Twitter
  • Facebook ícone social
  • Instagram

© 2020 by goXCb

Criado por atletadeaventura

|

WANDERLEI G. S. JÚNIOR

006.906.286-25

GOV VALADARES-MG - BRA

|

|